Cohort Based Learning. Você sabe o que é?
Conheça uma experiência de aprendizagem compartilhada
Por Betina Dias
O modelo Cohort Based Learning consiste em formar grupos de pessoas que têm interesses e objetivos em comum para construírem uma experiência educacional juntos. Já são conhecidos os ganhos em praticar uma aprendizagem na qual o aluno tem autonomia, é protagonista de seu processo de conhecimento, está propenso a aprender e ensinar seus colegas, pratica o que é mostrado em teoria e tem uma rede incentivadora para seu aprendizado.
Universidades como Stanford, New York University e University of Pennsylvania já adotaram o modelo e comprovaram suas vantagens. O propósito em praticar Cohort Based Learning é construir um ambiente que evidencie a colaboração e a construção de equipes em vez da competição; algo muito valioso para o mercado de trabalho hoje.
Essa abordagem incentiva a participação dos alunos, estimula a criatividade, desenvolve habilidades de liderança e gera um senso de comunidade. Com ela é possível despertar a vontade do aluno em correr atrás de seu aprendizado, promover discussões, trocas de ideias, procurar diferentes pontos de vista e aprender com a experiência de outras pessoas.
Não cabe mais a ideia de uma educação na qual o professor transmite o conteúdo e o aluno é um mero receptor. Estudos em neurociências da aprendizagem e em metodologias ativas confirmam que a aprendizagem é potencializada quando o aluno tem experiências com demais pessoas e vai em busca de respostas, diferente de quando essas respostas eram oferecidas apenas pelo professor.
O Cohort Based Learning encoraja o aluno a se motivar em buscar ativamente o controle de seu aprendizado, contribuindo para que ele pense criticamente, desenvolva seu próprio pensamento, esteja cada vez mais apto a resolver problemas, aumente sua capacidade de se relacionar e, principalmente, aumente seu engajamento com os estudos.
Não é porque é on-line que tem que ter que ser menos humano
Vivemos na era do digital, de aulas virtuais e de ensino remoto. O Cohort Based Learning vem bem de encontro com essa realidade, impedindo que o aprendizado fique distante, frio, sem a interação humana, mesmo quando é feito virtualmente. O modelo fortifica exatamente isso: trocas de experiências mesmo no ambiente on-line, facilitando a interatividade e o envolvimento de todas as pessoas.
Como é incentivado o trabalho em grupo, os alunos avançam juntos, compartilham interesses e objetivos comuns. Por isso até que o network é um dos benefícios desse modelo. Além de aprender com o professor, os estudantes aproveitam o aprendizado uns com os outros, tirando dúvidas, dando apoio, expandindo as perspectivas, criando discussões que ampliam as experiências de aprendizagem. Além do que grupos engajados transcendem a comunidade de aprendizagem, podendo se tornar amigos para a vida toda!
A Pós-graduação Aprendizagem Ativa e Tecnologias Educacionais criada pela Moonshot Educação, Disrupta Educação e Centro Universitário Integrado utiliza o modelo Cohort Based Learning e tem como objetivo proporcionar um aprendizado para vida, transformando as aulas para uma aprendizagem muito mais significativa. “Esperamos proporcionar uma experiência completamente diferente em um curso de Especialização. Vamos colocar em prática o modelo que acreditamos e queremos passar para os demais professores implementarem em suas práticas”, afirma Paulo Tomazinho, um dos criadores do curso de Pós-Graduação.