Estamos transformando a realidade da educação com um novo jeito de ensinar e aprender.
Juntos podemos construir uma educação transformadora e significativa!
NOSSA HISTÓRIA
A sementinha da Moonshot Educação começou em 2015, quando José Motta, Marlon Brunetta e Paulo Tomazinho eram professores de uma universidade e começaram a se questionar sobre a aprendizagem de seus alunos.
Apesar de serem professores bem avaliados e queridos pelos seus alunos, eles começaram a perceber que esses alunos esqueciam rapidamente da matéria, mesmo aqueles que tiravam boas notas. Se a mesma pergunta da prova fosse feita duas semanas depois da avaliação, os alunos não sabiam responder! Aí desconfiaram que tinha alguma coisa errada.
Eles estavam formando profissionais, e estes não estavam aprendendo o suficiente! Assim resolveram se reunir para trocar ideias, ver o que podiam fazer para mudar essa situação.
Eles, juntamente com outros professores, começaram um movimento voluntário de estudo de metodologias ativas e tecnologias educacionais denominado GEMAT que tinha como princípios:
IMERSÃO
Ajudar professores e gestores de instituições de ensino a adotarem metodologias inovadoras e tecnologias emergentes para uma educação mais significativa.
EXPERIMENTAÇÃO
O compromisso de colocar em prática em um curto espaço de tempo todo o aprendizado adquirido no grupo de estudos.
Eles experimentaram diversas estratégias, com diferentes cursos, disciplinas, níveis de ensino e com isso foram entendendo o que funcionava para aquela realidade. Com o passar do tempo ficou comprovado a eficácia de utilizar as metodologias ativas para um aprendizado mais efetivo.
Tendo esses bons resultados, eles queriam passar esse conhecimento para frente, viram que poderiam ajudar outros professores, melhorar a formação de profissionais, auxiliar estudantes e, por que não, contribuir para o desenvolvimento de uma educação melhor para o país. Assim começaram a propor e executar cursos e workshops de formação de educadores em diversas instituições de ensino, atuando de forma individual.
No início do ano 2020, esses três professores, já com alguma experiência na formação de docentes e coordenadores educacionais, realizaram uma imersão internacional no Vale do Silício nos Estados Unidos, região considerada um dos maiores polos de inovação do mundo, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia. Além desse cenário high tech, o Silicon Valley é referência em educação por abrigar Universidades como Stanford e Berkeley.
Impactados por essa cultura de inovação, tecnologia e novos modelos de negócios, e inspirados por uma frase do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy proferida em setembro de 1962: “Decidimos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”, os professores José Motta, Marlon Brunetta e Paulo Tomazinho resolveram reatar a parceria que foi iniciada nos encontros do GEMAT, e criaram a Moonshot Educação com o objetivo de ajudar professores e gestores de instituições de ensino a adotarem metodologias e tecnologias emergentes para uma educação mais significativa e contribuir para uma educação brasileira de maior qualidade e impacto.
A volta ao Brasil dessa imersão aconteceu no mês março de 2020 e alguns dias depois teve o avanço dos casos da pandemia da covid-19 no Brasil e a necessidade de fechamento das instituições de ensino.
Em meio a uma pandemia na qual milhares de professores ficaram, literalmente, desesperados, eles não contiveram o ímpeto de ajudar e entregaram uma semana de curso gratuito denominado “Expert em Ensino Remoto”, com dicas para não deixar a aprendizagem parar.
Ao final dessa semana começou a chegar dezenas de pedidos para eles continuarem com o curso e assim foram sete semanas de curso, um por mês, acompanhando os educadores do Brasil inteiro ao longo do ano de 2020, tentando de alguma forma amenizar as adversidades encontradas no ensino on-line. Foram mais de 100 mil professores impactados de forma direta nessas 7 semanas de formação, muitos aprendizados, experiências incríveis e a vontade de ajudar só aumentando.
O sonho do Tomazinho, Marlon e Motta é ver acontecer uma Educação de qualidade superior em nosso país, que possibilite um futuro melhor para as pessoas, e é isso que os move. Ao longo dos últimos meses foram criando e incorporando novas formas de contribuir com uma educação realmente significativa, transformadora e aderente às necessidades do século XXI.
NASCEMOS DA VONTADE DE TRANSFORMAR
PROPÓSITO:
Ajudar professores e gestores de instituições de ensino a adotarem metodologias inovadoras e tecnologias emergentes para uma educação mais significativa.
MEIO:
Integrando as tecnologias emergentes com as metodologias ativas de aprendizagem em busca de uma educação personalizada por meio de uma plataforma de capacitação continuada de professores.
IMPACTO:
Alcançar mais de 1 milhão de educadores com o modelo de aprendizagem “Moonshot Educação” até 2024
QUEM COMANDA ESSA NAVE?
MARLON BRUNETTA
Sócio e cofundador da Moonshot Educação, Educador, Palestrante, Formador de Professores com foco em metodologias ativas e tecnologias educacionais com o objetivo de potencializar a aprendizagem com estratégias didáticas inovadoras.
É matemático por formação e Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, ambos pela UFPR. Tem carreira com mais de 25 anos como docente, tendo experiência desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.
Após a criação e gestão de um grupo voluntário de professores, tornou-se pesquisador e entusiasta de metodologias ativas de aprendizagem e quer compartilhar com mais educadores as estratégias que funcionam para uma Educação transformadora.
PAULO TOMAZINHO
Doutor em Educação, Google Certified Innovator. Fundador da Meta Aprendizagem – Consultoria Boutique especializada em capacitação docente personalizada e transformação digital na educação. Investidor-anjo e Advisor da hubo.ai, estudo.online, Allure Videos, TooEasy Digital e outras EdTechs. Tomazinho tem um perfil cético, mas pragmático. Seus interesses de estudos e pesquisas são aprendizagem humana, neurociências da aprendizagem, tecnologias educacionais, estratégias didáticas assimétricas e ensino baseado em evidências científicas.
TIAGO MARIANO
CEO da Educação Criativa Sistema de Ensino, começou sua trajetória como professor de história, formado pela Universidade Estadual de Londrina. Sempre entusiasmado com o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, ganhou o prêmio Google de Inovação Educacional transformando o Google Forms em uma ferramenta de aprendizagem adaptativa em 2018. Em 2019 teve sua primeira startup, EdukaMaker, investida pelo fundo Smart Value, primeira do Paraná no segmento educacional. Entre 2020 e 2021 participou da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Paraná como Coordenador e Diretor. Coordenou em 2021 a processo de inovação do Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Hoje atua como produtor de projetos educacionais de alto impacto para redes de ensino públicas e privadas.
Alguns clientes e parceiros de
jornada que confiam em nós
NOSSOS NÚMEROS
+500mil
Vidas impactadas
+250mil
Pessoas conectadas conosco
+1,3MILHÃO
De visualizações
+320mil
Horas de formação dada
NEWSLETTER MOONSHOT EDUCAÇÃO
Receba gratuitamente o melhor conteúdo sobre educação em sua caixa de e-mail: